Ter professores cada vez mais qualificados, para enfrentar os desafios em sala de aula e melhorar a relação de ensino-aprendizado é um investimento necessário. Por isso o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bento Gonçalves firmou parceria com o Campus de Bento da Universidade de Caxias do Sul para oferecer oficinas em diversas áreas do conhecimento. Com carga horária de 3 e 6 horas, são oficinas destinadas aos professores de anos iniciais, ensino médio e fundamental e educação infantil, e todos gratuitos para os associados do Sindiserp.
“A formação continuada de professores é o processo que deve ser permanente, pois o aperfeiçoamento promove aprendizagens significativas com resultados positivos também aos alunos” destaca Neilene Lunelli, Presidente do Sindiserp. Segundo ela, a iniciativa do Sindicato é proporcionar novas oportunidades e também uma forma de valorizar o professor, que terá acesso a oficinas gratuitamente.
Confira o programa, ministrante e horário de cada curso ligando para o Sindiserp (3055.2007).
RELAÇÃO DE OFICINAS
MARÇO
Como ensinar o algoritmo (conta armada) da divisão
Carga-horária: 3 horas
Público: professores dos anos iniciais
Objetivo:
Ensinar ao professor uma estratégia concreta e eficiente para construir com as crianças o algoritmo da divisão (continha de dividir).
ABRIL
Metodologias ativas: estratégias para ensinar por competências
Carga-horária: 6 horas
Público: professores do ensino fundamental e médio
Objetivo:
Capacitar os participantes para a compreensão dos fundamentos do ensino por habilidades e competências, desenvolvido por meio da construção de estratégias de aprendizagem ativa
MAIO
Tecnologias Digitais de informação e comunicação
Carga-horária: 6 horas
Público: professores do ensino fundamental e médio
Objetivo:
Oportunizar a formação continuada de professores para trabalhar com metodologias educativas, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação
JUNHO
Musicalização Infantil
Carga-horária: 3 horas
Público: professores de educação infantil e anos iniciais
Objetivo:
Ampliar as experiências nos campos da música, ritmo, audição e expressão corporal.
AGOSTO
Estratégias de ensino-aprendizagem
Carga-horária: 6 horas
Público: professores da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio
Objetivo:
Compartilhar com os educadores técnicas, recursos e dinâmicas para potencializar o processo de ensino-aprendizagem tornando as aulas surpreendentes e prazerosas.
SETEMBRO
Novos olhares para uma educação mais inclusiva
Carga-horária: 6 horas
Público: professores do ensino fundamental e médio
Objetivo:
Oportunizar um contexto de vivência e estratégias de mudanças, a partir do conhecimento e exploração de diferentes olhares da educação inclusiva instigando o desejo de transformação pessoal repercutindo no âmbito da atuação docente.
OUTUBRO
A leitura e seu potencial transformador
Carga-horária: 3 horas
Público: professores dos anos iniciais
Objetivo:
Contribuir para a ampliação das práticas escolares voltadas à leitura que reconhecem o potencial transformador e humanizador advindo da experiência com diferentes gêneros textuais.